quinta-feira, 2 de junho de 2016

"Olhar Especial" Carta a Escola Nilton Pena Botelho

Volta redonda, 02 de junho de 2016


 Cara Sra. diretora,


 A informática, hoje está tão presente em nossas vidas, é extremamente necessária aos portadores de necessidades especiais, permitindo assim que o aluno com deficiência utilize os recursos disponíveis nos computadores como visual, auditivo, motor e interativo para facilitar a sua aprendizagem.
Ela informática pode contribuir de um forma produtiva paro o desenvolvimento no processo de ensino e aprendizagem do aluno, portanto só é possível de forma diferenciada.

Sabemos que não é fácil fazer adaptações para os alunos, principalmente para aqueles que tem um grande comprometimento cognitivo, por isso eles precisam de apoio das ÓRTESES ; ela auxilia os alunos a terem uma postura correta para que ocorra um trabalho eficiente nos computadores.
 Essas adaptações que possam ocorrer para o aluno tenha acesso a esse mundo digital, basta a criatividade e o interesse do professor. As pessoas são “diferentes” deve ser aceitas do jeito que elas são! O que se deve buscar. É dar resposta para que essas pessoas da diversidades possam aprender. A inclusão chega e trás a necessidade de transformação do espaço para isso for preciso transformar a escola para que ela possa dar resposta. 

 O recurso utilizado e a PULSEIRA DE PESOS que ajuda a reduzir a amplitude do movimento causado pela flutuação no tônus, tornando mais rápida e eficiente a digitação, ocorre outras dificuldades com os alunos cegos e com baixa visão, o núcleo de computação eletrônicas vem nos últimos anos se dedicando e criação de um sistema de computação destinado a atender deficientes visuais. 
O sistema operacional DOSVOX permite que pessoas cegas utilizem um computador comum para desempenhar uma serie de tarefas, adquirindo assim um nível de alto do independência no estudo e no trabalho. E também com alunos surdos e mudos, uma equipe desenvolveu um programa de informática  chamado SiSi, que transforma automaticamente o discurso oral em linguagem de sinais, feita por um personagem animado na tela chamado.
Caso a escola tiver alunos com necessidades especiais, que vocês possam usar esses métodos como referência, pois as instituições que aderiram a esses métodos, obtiver sucesso no ensino e aprendizagem no mundo digital.

Atenciosamente,   


Estudantes de Pedagogia, Eugenia Oliveira e Letícia Martins. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário